Blog

Questão de Pele
29 junho 2016 The Skin

POLUIÇÃO X PELE

A poluição é um inimigo invisível da nossa pele. Ela libera radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce, reduzindo a produção natural de colágeno, diminuindo a elasticidade, provocando o ressecamento, causando irritações e podendo acelerar o surgimento de rugas e manchas. Pesquisas mostram que, além da radição UV, os poluentes ambientais também danificam significativamente a pele.
 
A exposição aos gases nocivos da poluição do ar, com ação simultânea dos raios UVA, pode agir sinergicamente para iniciar um câncer de pele, por exemplo. O gás ozônio, gerado a partir de poluentes que reagem com a radiação ultravioleta, induz o estresse oxidativo da pele, através da formação de produtos de peroxidação lipídica, com comprometimento de camadas mais profundas. Entre os efeitos estéticos, estão o surgimento de manchas, rugas e vasos sanguíneos aparentes na pele, além da coloração amarelada, falta de viço, flacidez e inflamações, devido à alteração da barreira cutânea.
 
Para neutralizar os efeitos nocivos da poluição na pele, é importante usar produtos com ativos antioxidantes e, em consultório, pode-se recorrer a peelings e lasers, que vão atuar profundamente na pele remodelando as fibras colágenas, e também superficialmente ao remover as células mortas e reduzir o tamanho dos poros, melhorando a textura e a luminosidade.
Pode-se recorrer ainda ao uso de antioxidantes orais e tópicos, filtro solar com tecnologia apropriada contra os efeitos dos raios UVA e UVB e produtos noturnos com ação neutralizadora dos radicais livres. Muitos dermocosméticos têm sido lançados no mercado, prometendo ação antipoluição. Entre os ativos presentes nas fórmulas, destacam-se as vitaminas C e E, betacaroteno, resveratrol, melatonina, ácido ferúlico, chá verde, selênio, coenzima Q10, licopeno, chá branco, hibisco e extratos naturais como cacau, alecrim, cúrcuma, açafrão, uva, romã e soja, além de extratos de algas e flores. O importante sempre é antes de comprar qualquer produto, consultar um dermatologista!

admin